O Mês do Orgulho LGBTQIA+ foi um tanto atípico neste ano, uma vez que não contou com a tradicional Parada LGBT devido à pandemia do COVID-19. Embora as celebrações fossem um pouco diferentes, marcas de moda de todo o mundo não deixaram de se mobilizar para lançar coleções especiais que comemorem o Orgulho LGBTQIA+.

Já é uma tradição durante o mês de junho que as marcas e pessoas celebrem a diversidade e combatam o preconceito. O propulsor para dar início a este movimento a favor do Orgulho LGBTQIA+ foi a Rebelião de Stonewall.

Ao final dos anos 1960, o bar Stonewall foi cenário de agressões policiais contra homossexuais. Cerca de 13 frequentadores do bar, entre travestis e drag queens, foram agredidos e detidos pela polícia na noite de 28 de junho de 1969. Entretanto, a reação das pessoas no bar e vizinhos não foi nada pacífica: começaram um verdadeiro levante jogando garrafas e ateando fogo contra a polícia, no bairro de Greenwich Villlage, em Nova Iorque.

Pelos próximos cinco dias depois do conflito, centenas de pessoas se reuniram para protestar contra a perseguição de policiais aos homossexuais. A Revolta de Stonewall se tornou um ícone da libertação gay, representando o orgulho da comunidade LGBTQIA+. No ano seguinte, milhares de pessoas voltaram ao bar e realizaram a primeira Parada do Orgulho LGBT. Desde então, o histórico mês é celebrado com diversas festas e lançamentos de coleções especiais por grifes engajadas.

Conheça 9 marcas de moda em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+:

Adidas

Já é tradição da linha Adidas Originals criar peças exclusivas para o mês do Orgulho LGBTQIA+. No último ano, a marca contou com a participação da cantora e drag queen Pabllo Vittar para divulgar o Pride Pack, coleção especial que traz o símbolo do arco-íris em logos e detalhes das camisetas, shorts e nos tênis.

O Pride Pack 2020 conta com modelos de tênis clássicos como o SuperStar e o Stan Smith, além de sucessos atuais como o Nite Jogger e o moderno UltraBoost S&L. Vale lembrar que a coleção ainda não tem previsão para chegar ao Brasil.

Puma x Cara Delevingne

Para o Mês do Orgulho, a Puma realizou uma collab com a top model e embaixadora da marca Cara Delevingne. A coleção foi batizada de “From Puma with Love” e conta com moletons e t-shirts, um par de chinelos e acessórios como pochete, que é tendência do streetwear atual.

A marca irá destinar 20% do lucro das vendas globais para The Cara Delevingne Foundation, projeto da modelo em apoio a instituições engajadas com a comunidade LGBTQIA+.

Nike

Intitulada BE TRUE, a coleção da Nike em comemoração ao Orgulho LGBTQIA+ trouxe peças lindíssimas desde moletons e camisetas croppeds até o icônico Air Force 1, que ganhou uma edição especial com as cores da bandeira arco-íris. Além deste tênis, a coleção conta com a sandália Air Deschutz e os modelos Air Max 2090 e Air Zoom Pegasus 37.

Uma exclusividade da coleção da marca foi utilizar a bandeira de 10 cores, batizada de “More Colour, More Pride”, que traz listras pretas e marrons para dar visibilidade ao movimento negro dentro da comunidade LGBTQIA +.

Converse

Todo ano no mês de junho, a Converse cria edições limitadas, colorindo o extremamente popular AllStar com as cores da bandeira arco-íris. Além disso, os tênis ganham solado de arco-íris, como já aconteceu no passado.

Neste ano, a marca trouxe as cores preto e marrom para as peças e para a campanha Converse Pride Collection, como uma homenagem simbólica à diversidade étnico-racial dentro da comunidade LGBTQIA+. Também, para esta coleção, existe a opção de personalizar o design do seu tênis inspirado nas bandeiras bissexuais, pansexuais, não binários e transgêneros.

Parte dos lucros obtidos na venda desta coleção será destinada a organizações que trabalham em prol da comunidade LGBTQIA+.

Calvin Klein

Todo ano, a grife apresenta uma super campanha para o Mês do Orgulho LGBTQIA+, e, dessa vez, o Brasil foi muito bem representado pela Pabllo Vittar, que foi a primeira Drag Queen a vestir a marca globalmente.

A campanha de 2020 trouxe rostos famosos e gerou muita repercussão ao ser protagonizada por Jari Jones, uma modelo trans preta. Em um momento histórico-social em que o racismo assombra os Estados Unidos e o resto do mundo, trazer uma mulher trans preta para ser a capa de uma mega campanha é muito significativo.

Confira o vídeo promocional da campanha:

Havaianas

Pela primeira vez, a queridinha dos brasileiros também comemorou o Mês do Orgulho LGBTQIA+. A coleção intitulada PRIDE teve o slogan “Todo amor é bem-vindo” e contou a tradicional chinela colorida nas cores da bandeira arco-íris, além de acessórios e um maiô/body.

De acordo com a marca, parte da venda dos produtos da linha será revertida para a All Out – organização com atuação local e global que defende os direitos de pessoas LGBTQIA+.

Diesel

A grife verdadeiramente abraçou o Mês do Orgulho LGBTQIA+ e criou uma coleção especial com surpreendentes 49 peças no total. Desde camisetas e moletons até roupas íntimas, roupas de banho e diversos acessórios levaram as cores do arco-íris. Ainda, a marca adotou duas variações de logo coloridas para acompanhar as peças e celebrar o Mês do Orgulho.

Parte das vendas da coleção será destinada para ajudar organizações e iniciativas voltadas ao acolhimento da comunidade LGBTQIA+ na Europa.

Levi’s

A tradicional marca norte-americana Levi’s celebrou o Mês do Orgulho com o que eles criam de melhor: Jaquetas Jeans, além de camisetas, bermudas e acessórios coloridos com as cores do arco-íris.

Todos os lucros da coleção Levi’s Pride serão revertidos para a OutRight Action International, ONG que luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ no mundo inteiro e garante a todxs a liberdade de serem orgulhosos, livres e visíveis, não importa quem eles são ou quem eles amam.

Rebook

A marca inglesa de moda esportiva não deixou o Mês do Orgulho LGBTQIA+ passar em branco. Os tradicionais tênis brancos ganharam todas as cores presentes no arco-íris espalhadas como uma explosão. Também teve a clássica etiqueta com a bandeira da Inglaterra substituída por um arco-íris. Ainda, o Pride Pack da marca conta com camisetas com o slogam “All Kinds of Love”, meias coloridas, calças esportivas e um chapéu bucket.

Parte do lucro das vendas será revertida para o projeto It Gets Better, o qual acolhe e empodera jovens LGBTQIA+ e tem atuação em diversos lugares do mundo.

Conheça também outros dois projetos em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+ e que têm seus lucros revertidos para ajudar a comunidade. Clique AQUI!

5 comentários »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s