Em um ano atípico para o calendário da moda, a Semana de Alta Costura não foi cancelada e sua data permaneceu intocada, porém priorizou-se o formato digital para apresentar as coleções mais caras e luxuosa possíveis de se criar. Entre os dias 06 e 08 de julho ocorreu a primeira semana de desfiles 100% digitais de Alta Costura e foi, no mínimo, surpreendente para a tradicional maison Dior.

Conheça a Alta Costura e entenda sua importância para a moda. Clique AQUI!

Substituindo as passarelas, a grife se apropriou com louvor de plataformas digitais para lançar sua nova coleção de Outono-Inverno 2020. A proposta de Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da Dior, apresenta um vídeo repleto de magia, inspirado na exposição Théâtre de la Mode e produzido por Matteo Garrone. O cineasta, também diretor de Pinocchio (2019) e O Conto dos Contos (2015), traduziu com exatidão a visão artística da designer, preservando sua essência.

Théâtre de la Mode

Em 1945, um ano antes de nascer a grife Dior, o cenário mundial era de pós-guerra e a oferta de tecidos estava escassa. Além disso, a demanda pela Alta Costura havia praticamente desaparecido. A fim de reunir fundos para ajudar os sobreviventes da guerra e revitalizar a indústria da moda, um pequeno grupo de grandes estilistas se juntou para exibir suas coleções durante uma exposição itinerante conhecida como Théâtre de la Mode.

O projeto foi um grande sucesso e reuniu mais de 230 looks para bonecas, com aproximadamente 1/3 da medida do corpo humano. O Théâtre saiu em turnê pela Europa e Estados Unidos, visitando as compradoras de Alta Costura, que escolhiam suas peças para serem feitas sob encomenda.

A impossibilidade de fazer os tradicionais desfiles e a crise da moda fizeram Maria Grazia Chiuri associar o pós-guerra com a atualidade. A mente super criativa da designer foi brilhante ao ressignificar o Théâtre de la Mode, tornando-o emblema de esperança e resiliência em tempos de dificuldade.

O Savoir-Faire francês é contemplado pela grife em 37 silhuetas de Alta Costura, que trazem a elegância como uma questão de emoção e de sonho, um símbolo eterno de poesia e joie de vivre.

Assista ao vídeo abaixo:

Intitulado Le Mythe Dior, o filme nos leva para dentro dos ateliês de Alta Costura da grife, onde são criados vestidos em miniaturas que viajam em um baú, simbolizando o icônico endereço da Dior: Avenue Montaigne, 30. O onírico e o mítico têm forte presença na construção da narrativa e projeção de um mundo surrealista. Ao ver os vestidos, ninfas abandonam seus jogos, uma sereia aparece, uma estátua ganha vida!

“O conceito de filme, como trabalho de arte e plataforma artística, sempre me cativou. Muitas vezes, pensei em experimentá-lo no intuito de reproduzir a atmosfera única da Alta Costura. O cinema é uma arte ao mesmo tempo criativa e artesanal, uma obra autoral e coletiva. É muito parecido com o savoir-faire da moda”, explica Maria Grazia Chiuri na apresentação da coleção.

Apesar de belo, o vídeo recebeu críticas nas redes sociais pelo elenco 100% branco e nada diverso. O vídeo reforça o estereótipo de beleza eurocêntrico e não abre espaço para debate de inclusão racial.

Influência Surrealista

Lee Miller, Dora Maar, Dorothea Tanning, Leonora Carrington e Jacqueline Lamba foram as musas inspiradoras para a coleção de Outono-Inverno 2020 da Alta Costura da Dior. Elas não se limitam a musas, são mulheres artistas do movimento surrealistas, modernas e visionárias para seu tempo.

Para Chiuri, imagens surrealistas conseguem nos distanciar da realidade caótica. Segundo ela, assim como o surrealismo, a Alta Costura deve nos fazer sonhar e ser usada como um verdadeiro escapismo das angústias modernas pouco diluídas.

“As imagens surrealistas conseguem tornar visível o que é invisível em si. Estou interessada em mistério e magia, que também são uma maneira de exorcizar a incerteza sobre o futuro”, explica a designer.

Confira toda a coleção abaixo:

Você pode saber mais sobra a coleção e os looks da Dior clicando AQUI.

5 comentários »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s