Se você pensa que ter estilo é a mesma coisa que seguir todas as tendências ou ter um closet cheio de marcas caras… sinto muito em lhe dizer que você está errado! Ter estilo é muito mais profundo do que isso.

Para entender melhor o que significa ter estilo, é preciso separá-lo do que significa moda. Pode ser difícil compreender a diferença, pois os termos costumam ser usados ​​alternadamente, mas existem algumas distinções importantes.

O que é estilo?

Estilo refere-se à maneira particular de uma pessoa se expressar – seja por meio de roupas, estilo de escrita ou um estilo de arquitetura. No mundo da moda, “estilo” é geralmente uma abreviação de “estilo pessoal”, ou seja, a forma como um indivíduo se expressa por meio de escolhas estéticas, como roupas, acessórios, penteado e a maneira como compõe um look.

Há uma antiga teoria da consultoria de estilo, a qual diz que dentro do universo da moda existem sete estilos universais. Ainda, nosso estilo pessoal e a imagem que projetamos são formados pela mistura de 2 a 3 desses estilos.

Ficou curioso para saber quais são esses estilos universais e com quais você se identifica? Fica ligado no blog, porque o post da semana que vem será sobre esse assunto!

O estilo pessoal do cantor Harry Styles é tão autêntico que não conseguimos pensar nele sem pensar nas suas roupas e combinações genuínas!

O que é moda?

A moda é o estilo dominante em uma determinada cultura e em um determinado momento. Moda tem a ver com novas tendências: refere-se às formas populares de se vestir durante uma época específica.

A indústria da moda lida com os estilos predominantes da atualidade. As grifes de moda realizam desfiles para destacar roupas que expressam uma visão para o futuro do setor. Então, blogueiros, editores e influenciadores de moda respondem a essa visão com suas próprias ideias, e os varejistas usam todas essas informações para vender roupas ao público.

Grande parte da moda é a forma como as últimas tendências são divulgadas, seja nas redes sociais ou em revistas de moda, como a Vogue.

O drapeado das roupas estilo deusa foi uma forte tendência nas passarelas de 2020 e ficou por uns bons meses em alta na moda. Na foto: Oscar de La Renta, Buberry e Atlein.

Qual é a diferença entre estilo e moda?

Existe uma sobreposição entre os conceitos de estilo e moda. Entretanto, de forma geral, o estilo se relaciona com o indivíduo, enquanto a moda é mais coletiva. Vamos entender as diferenças:

Individual vs. coletivo:

Estilo pessoal é algo que pertence ao indivíduo – um meio de auto-expressão. Esse indivíduo pode ser um designer de moda ou qualquer pessoa fora da indústria da moda. Como ele se veste e se expressa é o seu estilo.

A moda, por outro lado, tem a ver com as tendências globais e com os negócios da indústria da moda. As fronteiras entre moda e estilo são confusas. Na passarela, os modelos fazem parte do mundo da moda, enquanto que a forma como se vestem em casa, porém, é um estilo pessoal. Quando se tornam influenciadores e seu estilo pessoal torna-se icônico, eles podem começar sua própria linha de roupas, transformando seu estilo em moda.

É impossível falar sobre estilo pessoal sem lembrar da Sarah Jéssica Parker! Desde sua participação em Sexy and the City, ela se tornou um ícone no assunto.

Atemporal vs. efêmero:

O estilo é atemporal, enquanto a moda é oportuna. Alguém que está na moda segue de perto as últimas tendências e usa roupas de grife, enquanto que quem tem estilo autêntico pode ou não seguir as tendências da moda, mas sempre se mantém fiel à sua própria estética.

Ter um estilo pessoal é desenvolver um senso de identidade, em vez de simplesmente absorver e replicar tendências.

Moda e estilo se sobrepõem no street style que os fotógrafos capturam fora dos desfiles. Os sujeitos fotografados são tipicamente celebridades, modelos e editores de moda vestindo as roupas dos estilistas cujos desfiles estão comparecendo. Porém, eles pegam as roupas e as estilizam para funcionar na vida real, efetivamente fundindo moda com estilo.

Aos 99 anos de idade, Iris Apfel é uma das personalidades mais memoráveis quando o assunto é estilo pessoal e carisma!

Ter estilo é sobre ser você, sobre SUA HISTÓRIA e sobre saber usar roupas para colocar em evidência a sua personalidade. Eu diria que a receita para se ter estilo contém dois ingredientes essenciais: autoconhecimento e confiança. Afinal, expressar-se envolve riscos!

Um excelente exemplo de estilo pessoal genuíno é a princesa Diana. Ela foi uma mulher cuja personalidade e estilo estiveram tão interligados que não conseguimos pensar nela sem pensar no seu estilo pessoal. O que ela veste por fora projeta quem ela é por dentro; isso é estilo!

Vamos terminar esse post com alguns dos looks mais icônicos da Lady Di e que são tendências até hoje:

2 comentários »

    • Muito obrigado pelo comentário! Fico feliz demais que você gostou do post 💫 o estilo de roupa é só um pedacinho pequenininho que representa todo nosso estilo de vida.
      É incrível ver como cada pessoa é diferente é única!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s